Atendimento: de SEG a SEX das 8:00 até 20:00 e SÁB das 08:00 até as 14:00

Conheça o curso técnico de enfermagem e entenda os desafios da profissão!

  • 08/09/2023
  • 15:50:57

Conheça o curso de técnico de enfermagem e entenda os desafios da profissão!

Pensando em fazer um curso Técnico em Enfermagem, mas não sabe por onde começar? Vem que a gente te explica!

A Enfermagem é uma profissão que tem demandado cada vez mais a presença de profissionais especializados, pois vem ganhando bastante espaço nos últimos anos graças à expansão e a melhoria das redes hospitalares. Fatores como envelhecimento da população e o aumento dos serviços de cuidado em domicílio também contribuem para o aquecimento da área e criam uma série de oportunidades para quem deseja ingressar no mercado de trabalho o quanto antes.

Quem se interessa por Enfermagem encontra três tipos de curso à disposição: o técnico, o auxiliar e o bacharel, sendo este último o único de nível superior. O curso técnico é um dos mais populares. É rápido de fazer, tem boa empregabilidade e salários razoáveis, mas será que é o ideal para você?

Como funciona o Curso de Técnico em Enfermagem? O curso de técnico em enfermagem é uma formação de nível médio que abrange disciplinas teóricas e práticas da profissão, a fim de garantir ao estudante as habilidades necessárias para ingressar rapidamente no mercado de trabalho.

Para poder atuar como técnico em Enfermagem, o profissional precisa ser formado em uma escola registrada junto aos órgãos competentes. Ele irá trabalhar sob a supervisão de um enfermeiro e poderá prestar assistência em casos de maior complexidade (sempre junto a um enfermeiro).

Os interessados precisam ter o ensino médio completo ou optar pelo curso técnico concomitante ao ensino médio, quando o aluno está inscrito em ambos os cursos ocorrem simultaneamente. Vale lembrar que no ensino técnico o estágio em hospitais e unidades de saúde é obrigatório e faz parte da formação prática do aluno. Na maioria das instituições ele tem, em média, 600 horas de duração, o que garante ao estudante uma grande bagagem de experiência na área da saúde.

O que faz um Técnico em Enfermagem? O Técnico em Enfermagem é um profissional de nível médio, que ajuda a equipe de enfermagem em diversas frentes, como:

- Oferecer apoio ao enfermeiro para planejar atividades da área;

Prestar assistência a pacientes em estado grave;

Atuar no controle e prevenção de doenças;

Controlar o risco de infecção hospitalar.

Quanto tempo dura o curso de técnico de enfermagem? O curso técnico tem um campo de atuação intermediário e dura cerca de dois anos. Isto significa que é possível finalizar a formação e ter o diploma em mãos em um espaço de tempo menor que o do ensino superior, o que costuma atrair muitos estudantes.

Como é o mercado de trabalho para profissionais de Enfermagem? Como falamos lá no início, o aumento da longevidade populacional aliado à expansão das redes hospitalares, transformou o mercado de trabalho para os profissionais de Enfermagem em um grande mar de oportunidades que seguem em expansão.

Atualmente, até mesmo a pandemia do coronavírus se tornou um dos fatores responsáveis por aumentar a busca por profissionais qualificados não só no Brasil, mas globalmente. Os maiores empregadores no ramo da Enfermagem são os centros cirúrgicos e unidades de terapia intensiva, mas com uma qualificação você pode encontrar vagas em instituições privadas, oferecer serviços domiciliares e até mesmo prestar concursos para atuar em hospitais da rede pública de saúde. Todas essas áreas oferecem vagas para técnicos, auxiliares e profissionais formados no ensino superior.

Qual o salário do profissional de Enfermagem? É possível trilhar uma carreira promissora em qualquer uma das áreas citadas acima, no entanto os salários variam de acordo com o nível de formação do profissional. E é aí que você precisa decidir se irá se cursar o ensino superior, o de auxiliar de enfermagem ou o curso técnico em Enfermagem. Os salários mais altos são destinados aos enfermeiros, ou seja, os profissionais que fizeram uma faculdade e portanto possuem diploma de ensino superior. Os técnicos recebem, em média, pouco mais da metade dos ganhos de um enfermeiro.

Onde estudar Enfermagem? Os cursos de técnicos e auxiliares podem ser encontrados em escolas de formação técnica.

 

Entre em contato agora mesmo!

Telefone:

(21) 2283-1784

ou
WhatsApp:

(21) 98841-4055

  • Curso de Enfermagem no Rio de Janeiro
  • Curso de Enfermagem no Rio de Janeiro
  • Curso de Enfermagem no Rio de Janeiro