Os materiais perfurocortantes fazem parte do cotidiano dos profissionais que atuam na área da saúde. Eles são importantíssimos para o bom desenvolvimento dos seus trabalhos. E para evitar qualquer acidente, é preciso tomar todos os cuidados necessários durante o seu manuseio bem como para o seu descarte.
Todos os objetos que podem ser utilizados para cortar ou perfurar, que tenham partes rígidas ou pontiagudas, como as lâminas, pinças, seringas, vidros, agulhas, entre outros, são classificados como materiais perfurocortantes. E ao utilizá-los em procedimentos com sangue e outros fluidos, o material fica contaminado. Por isso é muito importante que o médico e os enfermeiros, bem como os profissionais com contato com esses materiais, façam o manuseio correto desse material para evitar se cortar ou furar e, dessa forma, contrair uma doença. Também é preciso se atentar para o descarte correto desses materiais.
Para evitar possíveis acidentes ao manusear os materiais perfurocortantes, é necessário evitar qualquer tipo de distração e usar corretamente os EPI’s (equipamentos de proteção individual), seguindo as orientações recomendadas em cada procedimento.
Jamais utilizar como anteparo os dedos, ao utilizar materiais perfurocortantes. Não reencapar ou desconectar manualmente agulhas. Se o material perfurocortante tiver dispositivo de segurança, acioná-lo corretamente.
É importante que os profissionais que trabalham com esse tipo de material mantenham todas as vacinas em dia, incluindo Hepatite B e Antitetânica.