Descrição do Curso
Com avanço das tecnologias em saúde é de suma importância que profissionais da equipe de enfermagem saibam manusear e entender o processo de funcionamento de equipamentos como os citados acima, desta forma, o objetivo principal deste curso é ensinar as profissionais da equipe de enfermagem a manusearem e entenderem o funcionamento e a importância de cada equipamento para o acompanhamento do quadro clinico do cliente. Abaixo uma pequena descrição sobre cada equipamento envolvido no curso de capacitação.
A bomba de infusão é um equipamento médico destinado à administração de fluidos, como medicamentos e nutrientes, que são entregues de forma controlada no corpo do cliente de acordo com sua prescrição médica.
Desta forma, clientes que necessitam de dosagens específicas de fluidos em um ritmo controlado podem contar com uma administração automatizada desses líquidos, sejam eles em pequenas ou grandes escalas.
Monitorização cardíaca é o registro contínuo da atividade elétrica do coração, geralmente realizado em pacientes internados.
A monitorização é uma forma como a equipe de enfermagem e a equipe multidisciplinar visualiza e observa os parâmetros da frequência cardíaca (FC), da frequência respiratória (FR), da saturação de oxigênio por oximetria de pulso (SpO2), da pressão arterial não invasiva (PANI) e/ou pressão arterial invasiva.
Na prática, trata-se da realização de um eletrocardiograma ininterrupto para possibilitar o acompanhamento dos batimentos em tempo real.
É empregado para monitorar o paciente por reunir uma série de vantagens, a exemplo de:
-
Ser um exame simples, conduzido por médicos, enfermeiros ou técnicos de enfermagem devidamente treinados;
-
Ser indolor, rápido, seguro e oferecer pouco incômodo ao doente;
-
Não ser invasivo;
-
Ter raras contraindicações, geralmente relacionadas a alergias ou queimaduras na pele;
-
Fornecer dados em tempo real sobre a frequência cardíaca e suas variações.
O eletrocardiograma é um aparelho que utiliza impulsos elétricos para captar a atividade do coração.
Trata-se de um exame não invasivo, rápido, simples e indolor que faz parte do dia a dia de muitos profissionais de saúde.
Seus resultados são expressos num traçado espiculado, formado por ondas que revelam o padrão dos batimentos cardíacos.
Junto a informações sobre a frequência cardíaca, a interpretação das ondas do ECG possibilita a detecção de alterações importantes.
Assim, oferece suporte ao diagnóstico de diversas patologias, tais como:
-
Infarto do miocárdio, angina, arritmia, entre outras doenças;
-
Também costuma ser solicitado para a investigação de sintomas como: Dor precordial, sensação de formigamento no peito e/ou braços, síncope, tontura, palpitações, pulsação irregular, falta de ar, sudorese, fadiga.