Descrição do Curso
A parada cardíaca na gravidez é particularmente angustiante, devido à sua rara ocorrência (1:30.000/1:20.000 gestações) e ao manejo de dois pacientes simultâneos: a mulher e o feto. É imperativo realizar manobras de ressuscitação que beneficiem ambos os pacientes.
O reconhecimento precoce e a intervenção com compressões torácicas eficazes e manejo das vias aéreas são cruciais para melhorar resultados para a mãe e o feto. Algumas causas de parada cardíaca são exclusivas da gravidez, incluindo embolia do líquido amniótico (ELA), toxicidade do magnésio, pré-eclâmpsia/eclâmpsia e hemorragia pós-parto (HPP), portanto os profissionais devem estar familiarizados com as condições específicas da gravidez e do parto e tentar identificar essas causas potencialmente reversíveis de parada cardíaca durante as tentativas de reanimação.
O curso tem como objetivo auxiliar o profissional a gerenciar efetivamente a parada cardíaca na gravidez, sendo importante entender as mudanças fisiológicas maternas que ocorrem durante a gravidez e como elas podem afetar os esforços de ressuscitação. A falha em reconhecer essas mudanças pode dificultar a ressuscitação bem-sucedida da mãe e do bebê.